Tal prende-se a diversos fatores:
- o urbanista
que concebeu o Parque das Nações (PN) sabia bem que existe um lado
selvagem em cada condutor português, e que o estacionamento ilegal é
prática aceite e comum em Portugal, assim cada metro quadrado de passeio
no PN está protegido a ferros, ou seja pilaretes, árvores, estacas ou
outro tipo de mobiliário urbano. O estacionamento ilegal no PN é quase
inexistente, não pelo civismo dos moradores, mas porque assim são
forçados.
- os passeios são deveras largos, dando uma sensação de
conforto e liberdade ao caminhante, como nunca visto antes em Portugal
em meios urbanos
- praças largas e para as pessoas,
logradouros largos e para as pessoas, vias e vielas unicamente ocupadas
por crianças e por peões
- o empedrado foi por aqui escolhido nas zonas mais
interiores dos bairros, para que houvesse moderação na velocidade
automóvel. Como resultado obteve-se zonas de coexistência perfeitamente
seguras para todos os utilizadores da via pública
- muitos espaços verdes
- todos os prédios são dotados de garagem
isto é tudo muito bonito e louvável, mas a 90€ o pilarete vejam quanto dinheiro está por aí investido!!! O preço médio em questão foi-me dito pessoalmente por um elemento da CML, já para não falar das pessoas invisuais para quem os pilaretes são uma praga. A solução é multa a doer sem dó nem piedade para os infratores. Isto assim não é solução, nem financeiramente sustentável, nem extensível ao resto da cidade. Na Alemanha não há esta sede por pilaretes, mas a multa pode ser 500€....
ResponderEliminarSó assim é que os atrasados mentais que praticam estacionamento selvagem deixam os passeios livres para o fim a que se destinam: CIRCULAÇÃO DOS PEÕES! Mas caramba! Tanto ferro espetado no chão porque não existe CIVISMO, nem CIDADANIA, por parte dos prevaricadores compulsivos! Portugal ainda possui, na sua maioria e em muitas áreas, um grau de civilização primata.
ResponderEliminarFico doente ao ver o investimento feito com tanto pilarete. E é como diz o João Ferreira, o pessoal de mobilidade reduzida e invisuais estão tramados. Os 90 EUR é o preço certo!
ResponderEliminar