«Bom dia,
em relação ao excelente artigo fictício em http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/07/pompe-associacao-por-melhores-passeios.html, envio vários exemplos em Carcavelos que demonstram que os passeios já estão efectivamente a serem reservados legalmente para estacionamento. As imagens são da Av. Maria da Conceição (junto à estação CP). É impossível alguém deslocar-se nesta rua sem ser pela estrada, devido aos minúsculos passeios e ao estacionamento abusivo e "legal". Ainda alguém virá dizer que afinal a culpa é das árvores.
Esta situação (e outras em volta da estação, servida por uma esquadra da PSP a 40 metros) são do conhecimento da Câmara de Cascais, a mesma que prontamente proibiu a circulação de bicicletas nos paredões, porque colocavam em perigo os peões que lá circulavam. Aparentemente quando a equação envolve carros, os peões são automaticamente deslocados para segundo plano.
Já enviei um carta directamente ao Presidente da Câmara de Cascais, alertando para esta situação e outras, como o vergonhoso estacionamento selvagem na Rua Jacinto Isidoro de Sousa e circundantes (Quinta do Barão), mas o mesmo nem se dignou responder.
Cumprimentos,»
Ora aí está! Quando eu, há tempos, defendi aqui, a construção de passeios mais altos, todos me caíram em cima porque era uma ideia irrealista e que os pilaretes resolveriam a situação muito mais facilmente e por um preço mais baixo.
ResponderEliminarO que é certo é que, em Portimão, na troço que sobe da rotunda em direcção ao Hotel Júpiter (Praia da Rocha), os passeios são bem altos e apesar da enorme afluência de carros naquela zona, nunca se vê nenhum em cima do passeio. Qualquer condutor que tente subir o passeio bate imediatamente com a parte inferior do carro, ou até com o pára-choques, no lancil. Apenas um jipe poderá galgá-lo mas mesmo esses ficam-se pelas intenções ao verem que todos os carros estão correctamente estacionados e ninguém estaciona sobre aqueles passeios.
Não quero com isto dizer que se substituam todos os passeios baixos, mas podiam ir subindo aqueles que tiverem a necessidade de ser mexidos ou os novos a construir. Não resolve o problema mas sempre seria uma ajuda, pelo menos nas zonas mais problemáticas.
Os pilaretes podiam ser uma solução se não fiosse o vandalismo de alguns condutores que os deitam abiaixo oara lá poderm colocar os seus carros. No caso das fotso aqui mostradas, até contam com a ajuda da pr5óp+ria autarquia de Cascais.
Há meio ano, quando publiquei ESTE ARTIGO sobre a vergonha que é esta Av. Maria da Conceição, reclamei para a câmara municipal, para a junta de freguesia, para o provedor municipal e para a PSP. Respostas recebidas até hoje: zero.
ResponderEliminarA melhor solução (senão única) para essa zona seria a sua inclusão numa «zona de prioridade ao peão».
ResponderEliminarAA, eu compreendo a ideia mas os passeios já são uma "zona de prioridade ao peão" e olhe só como são tratados, invadidos e vandalizados por qualquer bicho careta que se apanhe com um carro nas mãos!
ResponderEliminarQuando falta o civismo, e a falta de respeito pelos direitos dos outros anda pelas ruas da amargura, não há "zonas de prioridade" que cheguem! E o pior, é que todo este descalabro em que o país se está afundar não augura nada de bom em termos de princípios, educação, civismo e respeito pelo próximo!
Uma solucao (temporaria) para este tipo de situacoes e' juntarmos um grupo com forca fisica, e empurrar estes carros para a estrada. Chama-se uma televisao para registar a coisa, e esta' dado o mote! ;-)
ResponderEliminarque radicalismo extremo da vossa parte...
ResponderEliminarEu sugiro o contrário. Escarrapachar-mo-nos na estrada em cadeiras. Se os carros têm o direito de ocupar os passeios, tb os peões têm o direito de ocupar a rua.
ResponderEliminarEu bem tento ser educado! Juro por tudo, que faço um esforço enorme para me conter e não pôr cá fora tudo o que sinto, para que alguns anónimos não me chamem vândalo, mal educado, extremista e outros mimos idênticos, mas vocês não facilitam! Cada vez que aqui aparece um anónimo (sempre "anónimos") a considerar "RADICALISMO EXTREMO" a defesa que fazemos por um direito que nos assiste (circular livremente nos passeios), confesso que me salta a tampa!
ResponderEliminarCom que então "RADICALISMO EXTREMO"!!! E o que é mostrado nas fotos, é o quê? E o que tem sido mostrado em milhares de outras imagens ao longo da existência do PL, é o quê? Não me diga que é AJUDA HUMANITÁRIA?
Hoje vou respirar fundo e contar até 10 (não chega!) vou contar até 20 ou 30, a fim de não explodir e dizer aqui aquilo que me apetecia dizer! Fiquemos por aqui!
RADICALISMO EXTREMO!!!
@madeinlisboa: gosto!
ResponderEliminar@anonimo: sim, somos todos perigosos radicais com alucinantes ideias que podem, sei la', mudar o mundo em que vivemos e torna'-lo um sitio mais agradavel para - 'pera como e' que se diz? - as PESSOAS. :D
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar