Repare-se que, se calhar, o valor das multas por pagar (2221,70 euros!) já perfaz mais do que o valor do carro!
O que dizer da pachorra dos ficais que, ao longo de meses e meses passaram mais de 430 multas a um condutor que não paga nenhuma? E o que isso implica de desmotivação de quem, ao contrário de muitos palhaços da EMEL (que assobiam para o lado), faz o seu dever?
E o que dizer de um Estado (ou uma autarquia) que tolera estas coisas? Não têm vergonha na tromba?
Sim, ao fim de meia-dúzia de multas seguidas, deviam ter bloqueado (e eventualmente rebocado) o carro, pois o condutor está manifestamente a gozar com o pagode. Essa parece ser a única forma garantida de obrigar ao pagamento das multas (incluindo as atrasadas).
Dizia-se que as multam iam ficar à espera dos condutores nos Centros de IPO (como sucede noutros países, e há muitos anos). Alguém sabe se isso sempre entrou em vigor?
Repare-se que o pagamento destas multas da SPARK pode - e muito bem - ser feito por MB.
Compare-se essa realidade com a anedota das multas amarelas, que a EMEL passa, e que convidam o infractor a ir à sede da empresa (sabem onde é a Rua Pinheiro Chagas?) nas horas de expediente! A alternativa (ameaçam eles...) é pagar o quíntuplo, mas toda a gente sabe que o mais certo é não lhe suceder nada, se não pagar.
É a grande diferença entre uma empresa privada (a SPARK) e uma municipal (a EMEL).
Desculpem mas estao errados... O Aviso da spark é voluntario!!! Nao é obrigatorio pagar!! Muito possivelmente este senhor ja foi bloqueado e rebocado!!!Mas estes avisos mantem-se!!! A multa da emel convida na realidade a ir aos escritorios mas se nao for ela vai parar a casa , se for, pois existem muitas que se "perdem" pk a ANSR nao consegue dar vazao a tantas, psp , pm etc etc....
E estes avisos so dizem respeito á falta de pagamento, nada tendo a ver com passeios e afins!!!
Há alguns problemas com as multas que "vão para casa".
Antes de mais, são 5 vezes o valor-base, o que é completamente desproporcionado. Uma pessoa que venha a Lisboa numa sexta-feira à tarde e volte para a sua terra, e como não pode ir na 2ª-feira pagar a multa (nas horas de expediente!!) está exposto a uma penalidade completamente desproporcionada com a infracção cometida.
Em 2.º lugar (e isso sucede a toda a hora, como se sabe), os CTT passam a vida a enganar-se nas moradas. Até convocatórias para tribunal (em correio com AVISO registado!) e Declarações para IRS já recebi em minha casa (quando eram para vizinhos - alguns de outras ruas)!
Em 3.º lugar, EMEL não dispõe de mecanismos EFICAZES que forcem, NA REALIDADE, ao pagamento dessas multas. Isso foi-me dito por um administrador da própria empresa (também "bem informado", suponho eu). Como se sabe, os tribunais estão atafulhados com milhões de processos desse género que, invariavelmente acabam por prescrever. Só no ano passado foram 600 mil as multas de trânsito... Claro que há soluções eficazes (e já as vi aplicadas): é quando o carro é bloqueado (siga-se, ou não, o reboque).
O facto de este documento ter a ver (ou não) com estacionamento em cima do passeio não parece ser relevante. O essencial do problema é o sentimento de impunidade que ele parece revelar. E parece-me claro que o condutor em causa acumulou 432 infracções de estacionamento só nesse seu cadastro...
Vendo bem, o que o indivíduo é convidado a pagar são 432 avisos' destes - e não as multas propriamente ditas. Essas, da EMEL, podem - ou não - aparecer. O que é que significa isso, que tem contornos kafkianos?
Perante esta situação ficamos na dúvida de quem está a proceder da pior forma: se o abrunho que teima em estacionar a viatura em situação irregular, se a EMEL que parece muito divertida em passar multas sem as cobrar. Entre os dois, venha o diabo e escolha! Para quem ainda se interroga por que motivo em Portugal se estaciona selvaticamente sobre os passeios sem qualquer consequência dissuasora, este boletim de multa é a melhor resposta. Quem é que tem a pachorra de passar 432 multas sabendo que nenhuma delas foi paga e que ninguém obrigará o infractor a pagá-las? Ou é estupidez ou muito masoquismo.
Isto não é uma multa ou coima. É um aviso de pagamento de um serviço, acrescido de valores por incumprimento. Repare-se que o valor deste aviso é de 5,15€. A viatura poderia ter estado apenas meia hora estacionada sem o comprovativo de pagamento e, por não ter pago 50 cêntimos, teria de pagar os 5,15€, que é provavelmente igual a pagar o resto do dia de estacionamento no local onde se encontrava à hora da fiscalização. Em seguida, o que aconteceria era o envio da EMEL desta falta à ANSR, que poderia então passar uma real coima e auto de não sei quê e enviá-lo para o dono da viatura.
Apesar de provavelmente não ser o caso (mais de 2000€ acumulados em falta), sei de vários casos em que a Spark, ao serviço da EMEL, deixa avisos destes em locais onde os parcómetros não funcionam, já para não dizer que a pessoa tem de ter moedas e que se só tiver 2€, não recebe troco se só quiser estacionamento por 10 minutos (certamente menos de 0,5€).
E ainda me parece mais grave que se bloqueie ou reboque carros por tudo e por nada, já que impedir uma pessoa de utilizar uma viatura que é sua propriedade me parece muito desproporcionado. Isto não equivale a dizer que uma situação destas está certa ou que deve continuar impune. Mas até poderia acontecer que houvesse alguém (uns miúdos na bincadeira) que removesse dos carros os envelopes deixados pelos fiscais. Como é que um condutor iria saber que lhe tinham deixado o aviso? E se bloqueassem ou rebocassem o carro a alguém que estivesse em falta em apenas 10 ou 20 minutos de estacionamento quando até tinha pago pela maior parte e tinha tido o azar de um atraso inesperado? Há que ter em conta as possibilidades das maiores trafulhices, mas também das melhores intenções e honestidade e possíveis dificulades no cumprimento das legalidades.
"Mas até poderia acontecer que houvesse alguém (uns miúdos na bincadeira) que removesse dos carros os envelopes deixados pelos fiscais" 432 vezes? Mas que malandros que esses miúdos são!
Seja como for, o certo é que o documento é confuso - e a prova é que estamos aqui a discutir uma coisa que devia ser claríssima, como deve suceder na relação dos poderes públicos com o cidadão (mais a mais quando se trata de multas, coimas ou simples avisos para pagamento).
Não seria uma boa ideia alguém do PL enviar isto à EMEL, para que eles fizessem um bocadinho de serviço público e nos explicassem o porquê daqueles valores e por que razão foram sendo acumulados, apesar de nunca terem sido pagos.
Baseado no que nos diz o Spúlveda, reparem como tudo isto faz parte daquela fantochada da criação de empresas por parte das Câmaras, que só servem para lá colocar os "boys" do partido em lugares de chefia ou de administração muuuuuito bem pagos! A Câmara criou a EMEL para fazer um serviço que podia ser feito pela Câmara e a EMEL entregou o serviço à SPARK. Resultado: nem a Câmara, nem a EMEL, nem a SPARK fazem o serviço para que são pagas mas podemos imaginar a quantidade de rapazitos que estarão a chefiar ou administrar estas empresas (sem fazerem nada) e a usufruir de chorudos ordenados pagos por todos nós. Agora digam lá se isto é ou não é, um "ganda país"!
"E se bloqueassem ou rebocassem o carro a alguém que estivesse em falta em apenas 10 ou 20 minutos de estacionamento quando até tinha pago pela maior parte e tinha tido o azar de um atraso inesperado?"
Para informaçao: um veiculo só é bloqueado e posteriormente rebocado se passar 2 horas do fim do ticket.....
Repare-se que, se calhar, o valor das multas por pagar (2221,70 euros!) já perfaz mais do que o valor do carro!
ResponderEliminarO que dizer da pachorra dos ficais que, ao longo de meses e meses passaram mais de 430 multas a um condutor que não paga nenhuma? E o que isso implica de desmotivação de quem, ao contrário de muitos palhaços da EMEL (que assobiam para o lado), faz o seu dever?
E o que dizer de um Estado (ou uma autarquia) que tolera estas coisas? Não têm vergonha na tromba?
Ed
Sim, ao fim de meia-dúzia de multas seguidas, deviam ter bloqueado (e eventualmente rebocado) o carro, pois o condutor está manifestamente a gozar com o pagode. Essa parece ser a única forma garantida de obrigar ao pagamento das multas (incluindo as atrasadas).
ResponderEliminarDizia-se que as multam iam ficar à espera dos condutores nos Centros de IPO (como sucede noutros países, e há muitos anos). Alguém sabe se isso sempre entrou em vigor?
Corrigindo:
ResponderEliminarO total por pagar é "apenas" de €2117,70...
(Ou era, em Março)
Ed
Repare-se que o pagamento destas multas da SPARK pode - e muito bem - ser feito por MB.
ResponderEliminarCompare-se essa realidade com a anedota das multas amarelas, que a EMEL passa, e que convidam o infractor a ir à sede da empresa (sabem onde é a Rua Pinheiro Chagas?) nas horas de expediente! A alternativa (ameaçam eles...) é pagar o quíntuplo, mas toda a gente sabe que o mais certo é não lhe suceder nada, se não pagar.
É a grande diferença entre uma empresa privada (a SPARK) e uma municipal (a EMEL).
Desculpem mas estao errados...
ResponderEliminarO Aviso da spark é voluntario!!! Nao é obrigatorio pagar!! Muito possivelmente este senhor ja foi bloqueado e rebocado!!!Mas estes avisos mantem-se!!! A multa da emel convida na realidade a ir aos escritorios mas se nao for ela vai parar a casa , se for, pois existem muitas que se "perdem" pk a ANSR nao consegue dar vazao a tantas, psp , pm etc etc....
E estes avisos so dizem respeito á falta de pagamento, nada tendo a ver com passeios e afins!!!
cmpts
Ass: Condutor bem informado
Há alguns problemas com as multas que "vão para casa".
ResponderEliminarAntes de mais, são 5 vezes o valor-base, o que é completamente desproporcionado. Uma pessoa que venha a Lisboa numa sexta-feira à tarde e volte para a sua terra, e como não pode ir na 2ª-feira pagar a multa (nas horas de expediente!!) está exposto a uma penalidade completamente desproporcionada com a infracção cometida.
Em 2.º lugar (e isso sucede a toda a hora, como se sabe), os CTT passam a vida a enganar-se nas moradas.
Até convocatórias para tribunal (em correio com AVISO registado!) e Declarações para IRS já recebi em minha casa (quando eram para vizinhos - alguns de outras ruas)!
Em 3.º lugar, EMEL não dispõe de mecanismos EFICAZES que forcem, NA REALIDADE, ao pagamento dessas multas.
Isso foi-me dito por um administrador da própria empresa (também "bem informado", suponho eu). Como se sabe, os tribunais estão atafulhados com milhões de processos desse género que, invariavelmente acabam por prescrever. Só no ano passado foram 600 mil as multas de trânsito...
Claro que há soluções eficazes (e já as vi aplicadas): é quando o carro é bloqueado (siga-se, ou não, o reboque).
O facto de este documento ter a ver (ou não) com estacionamento em cima do passeio não parece ser relevante. O essencial do problema é o sentimento de impunidade que ele parece revelar. E parece-me claro que o condutor em causa acumulou 432 infracções de estacionamento só nesse seu cadastro...
"Paga e não bufa"
ResponderEliminarou
"Não paga e não acontece nada!"
Vendo bem, o que o indivíduo é convidado a pagar são 432 avisos' destes - e não as multas propriamente ditas. Essas, da EMEL, podem - ou não - aparecer. O que é que significa isso, que tem contornos kafkianos?
ResponderEliminarPerante esta situação ficamos na dúvida de quem está a proceder da pior forma: se o abrunho que teima em estacionar a viatura em situação irregular, se a EMEL que parece muito divertida em passar multas sem as cobrar. Entre os dois, venha o diabo e escolha!
ResponderEliminarPara quem ainda se interroga por que motivo em Portugal se estaciona selvaticamente sobre os passeios sem qualquer consequência dissuasora, este boletim de multa é a melhor resposta.
Quem é que tem a pachorra de passar 432 multas sabendo que nenhuma delas foi paga e que ninguém obrigará o infractor a pagá-las?
Ou é estupidez ou muito masoquismo.
Isto não é uma multa ou coima. É um aviso de pagamento de um serviço, acrescido de valores por incumprimento. Repare-se que o valor deste aviso é de 5,15€. A viatura poderia ter estado apenas meia hora estacionada sem o comprovativo de pagamento e, por não ter pago 50 cêntimos, teria de pagar os 5,15€, que é provavelmente igual a pagar o resto do dia de estacionamento no local onde se encontrava à hora da fiscalização.
ResponderEliminarEm seguida, o que aconteceria era o envio da EMEL desta falta à ANSR, que poderia então passar uma real coima e auto de não sei quê e enviá-lo para o dono da viatura.
Apesar de provavelmente não ser o caso (mais de 2000€ acumulados em falta), sei de vários casos em que a Spark, ao serviço da EMEL, deixa avisos destes em locais onde os parcómetros não funcionam, já para não dizer que a pessoa tem de ter moedas e que se só tiver 2€, não recebe troco se só quiser estacionamento por 10 minutos (certamente menos de 0,5€).
E ainda me parece mais grave que se bloqueie ou reboque carros por tudo e por nada, já que impedir uma pessoa de utilizar uma viatura que é sua propriedade me parece muito desproporcionado. Isto não equivale a dizer que uma situação destas está certa ou que deve continuar impune. Mas até poderia acontecer que houvesse alguém (uns miúdos na bincadeira) que removesse dos carros os envelopes deixados pelos fiscais. Como é que um condutor iria saber que lhe tinham deixado o aviso? E se bloqueassem ou rebocassem o carro a alguém que estivesse em falta em apenas 10 ou 20 minutos de estacionamento quando até tinha pago pela maior parte e tinha tido o azar de um atraso inesperado? Há que ter em conta as possibilidades das maiores trafulhices, mas também das melhores intenções e honestidade e possíveis dificulades no cumprimento das legalidades.
"Mas até poderia acontecer que houvesse alguém (uns miúdos na bincadeira) que removesse dos carros os envelopes deixados pelos fiscais"
ResponderEliminar432 vezes? Mas que malandros que esses miúdos são!
Seja como for, o certo é que o documento é confuso - e a prova é que estamos aqui a discutir uma coisa que devia ser claríssima, como deve suceder na relação dos poderes públicos com o cidadão (mais a mais quando se trata de multas, coimas ou simples avisos para pagamento).
ResponderEliminarOu melhor:
ResponderEliminarO documento, em si mesmo, até nem é nada confuso: diz quanto se deve pagar, até quando e onde.
O que não é claro é a sua razão de ser.
Não seria uma boa ideia alguém do PL enviar isto à EMEL, para que eles fizessem um bocadinho de serviço público e nos explicassem o porquê daqueles valores e por que razão foram sendo acumulados, apesar de nunca terem sido pagos.
ResponderEliminarBaseado no que nos diz o Spúlveda, reparem como tudo isto faz parte daquela fantochada da criação de empresas por parte das Câmaras, que só servem para lá colocar os "boys" do partido em lugares de chefia ou de administração muuuuuito bem pagos!
A Câmara criou a EMEL para fazer um serviço que podia ser feito pela Câmara e a EMEL entregou o serviço à SPARK. Resultado: nem a Câmara, nem a EMEL, nem a SPARK fazem o serviço para que são pagas mas podemos imaginar a quantidade de rapazitos que estarão a chefiar ou administrar estas empresas (sem fazerem nada) e a usufruir de chorudos ordenados pagos por todos nós.
Agora digam lá se isto é ou não é, um "ganda país"!
"E se bloqueassem ou rebocassem o carro a alguém que estivesse em falta em apenas 10 ou 20 minutos de estacionamento quando até tinha pago pela maior parte e tinha tido o azar de um atraso inesperado?"
ResponderEliminarPara informaçao: um veiculo só é bloqueado e posteriormente rebocado se passar 2 horas do fim do ticket.....