O eterno dilema: o que privilegiar na alocação de espaço público, pessoas ou carros?

    Está em discussão dia 02 de Julho às 18h nos Paços do Concelho de Lisboa na Praça do Município o projecto para a reformulação e arranjo, após as obras do metro, da Avenida Duque de Ávila.
    Segundo o que consta a circulação rodoviária será feita em novos moldes, somente no sentido S.Sebastião /Arco do Cego.
    O passeio Norte será alargado, destinando-se esta faixa fechada ao trânsito apenas a peões e a uma pista ciclável.
     Eis que surgem logo diversas vozes, que pelos vistos terão hábitos de estacionamento à porta de casa, seja em cima do que for, a reclamar esta perda de espaço para os seus automóveis, os comerciantes receosos da perda de clientes, enfim o costume sempre que se pensa em alocar menos espaço a carros e mais a pessoas.
     Será que neste país já se acha que é impossível existir sem ter carro? E qual será o problema de o estacionar um pouco mais afastado da loja ou de casa e poder usufruir de uma rua mais silenciosa, limpa e bonita? As ruas serão só de quem nelas vive e trabalha ou de todos?
      Se têm ideias sobre estas questões, e outras que queiram contrapor à ideia de que o espaço público é para automóveis, apareçam no debate e equilibrem um pouco mais a discussão!        

Querem a continuação disto:
    


   








(foto de estacionamento na Av. Duque de Ávila)


Ou algo parecido com isto:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(exemplo de pedonalização de espaço público)
 
       Ass: Nuno
              (Na qualidade de peão, ciclista, automobilista e utilizador de transportes públicos)

7 comentários:

  1. O ideal era ter os carros enterrados debaixo do jardim.

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  2. O exemplo da pedonalização é horrível! Mas mesmo mau... a provar que temos que ter cuidado se os projectos de pedonalização fazem mesmo sentido!

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  3. Sim, concordo que o exemplo é mau e a pedonalização tem de ter presente alguma mobilidade automóvel, nomeadamente para cargas e descargas, transporte de deficientes, emergências, etc.
    mas sim senhor, que venha a pedonalização, sem medos!

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  4. A imagem foi apenas para exemplo, o que está previsto para a Duque de Ávila é apenas eliminar a circulação automóvel nas duas faixas norte da Avenida, ou seja continuam a haver duas faixas para circulação automóvel e estacionamento.
    No centro de uma cidade em zonas habitacionais e de comércio será que alguém acha que devemos ter avenidas com 4 faixas??

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  5. eu voto na primeira opção, até porque vai ser o que vai acontecer.... até parece que não vivem em Portugal.

    E agora vêm os cromos dizer: "Ah e tal, é por isso que está tudo neste estado, por causa de pessoas como sua besta, e tal....", ao qual eu respondo: "Cagari, cagaró. Enquanto não mudarem os políticos e quem governa, há assuntos mais importantes e debater..."
    Ao qual respondem outros: "Ah e tal, mas este blog é sobre os passeios desimpedidos, e tal...", ao qual eu respondo: "Então parem de vir aqui só dizer asneiras e mandar vir, e AJAM!"

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  6. Pelo menos estes gajos criaram um meio das pessoas mostrarem o seu descontentamento e vc o que têm feito além de vir aqui criticar?
    É preciso ter lata!

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  7. Quando ouço logistas a dizer, que sem carros a passar à porta da loja vão perder clientela, há que fazer a pergunta: preferiam ter uma loja na Rua do Ouro, ou na Rua Augusta?

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