O facto dos fiscais da EMEL apenas multarem os automóveis que não têm o pagamento regularizado, e ignorarem os automóveis em cima do passeio, é perfeitamente compreensível. O passeio não é propriedade da EMEL, enquanto que os lugares são (se não são propriedade, são objecto de fiscalização, se alguém sabe o termo correcto que me corrija sff). Os automóveis em cima do passeio não têm de ser multados pelos fiscais da EMEL, mas sim pela policia municipal. Cada macaco no seu galho (até aposto que vão pegar nesta frase para mandarem vir e chamar nomes...). Não acredito que a EMEL faça parte do problema, apenas fazem parte de ume medida que está a funcionar a 30%. Primeiro deviam chamar um agente da autoridade para multar as viaturas que eles não podem multar, mas não o fazem, e segundo, deviam baixar as tarifas de estacionamento, ou pelo menos equilibrar o preço, porque existem zonas onde o preço é exurbitante, onde noutras zonas o preço é perfeitamente aceitável.
Nesta zona, o preço é de 25 cêntimos por 15 minutos. A maioria dos carros em 2ª fila são de pessoas que demoram menos do que isso, mas o certo, é que se dispõem a pagar dezenas de euros pelas multas, pelos bloqueios, pelos reboques, etc.
Como é que isso se explica?
É fácil: jogam na probabilidade baixa (ou nula) de serem multados: em determinados locais bem conhecidos, a EMEL passa e não faz nada. Quando muito, aparece, e fica a olhar para o ar, dando tempo a que os condutores venham e tirem os carros.
Muitas vezes, o que está em causa nem sequer é o preço do estacionamento. Tenho inúmeras fotos de carros em estacionamento selvagem, em dias (e horas) de estacionamento gratuito - e com lugares vagos a perder de vista. Algumas já aqui foram afixadas.
Retomando as imagens para onde remete o 'link' indicado no 'post':
Repare-se na fotografia do meio, onde não há nenhum carro em cima do passeio:
O fiscal multou o carro cinzento (que não tinha o pagamento regularizado), e ignorou todos os outros. Aliás, toda a rua que ali começa (a Frei Amador Arrais) é um paraíso para o estacionamento em 2ª fila, e um inferno para os que, mesmo pagando o que devem pagar, ficam impedidos de sair.
De facto, um dos males parece ser a falta de controlo do trabalho dos fiscais. Parecem andar em autogestão, cada um fazendo o que quer e lhe apetece. Assim, a arbitrariedade impera, e o "amiguismo" é inevitável. Conheço pelo menos 4 casos, em Lisboa, onde eles não multam os infractores em determinadas zonas (ou que são clientes de uma determinada loja).
Já assisti a mais do que um caso em que eles se preparam para multar, e vem o comerciante (ou um empregado dele), "dá uma palavrinha" ao fiscal, e ele vai "arejar". E isso sucede num dia, e no outro, e no outro... até que desistem de multar.
O outro mal (talvez o maior) consiste no facto de as multas poderem não ser pagas, pois a empresa não tem meios para as cobrar. Quando muito, talvez os "residentes" possam ter problemas ao renovar o dístico. Os outros, não.
Quanto às multas da PM e da PSP, prescrevem... aos MILHÕES.
Como há quem não tenha percebido, explica-se que as fotos não têm nada a ver com o LOCAL onde foram tiradas (que nem se indica), mas sim com a anedota que é uma greve de funcionários da EMEL - empresa que funciona tão deficientemente que mais valia fazerem greve todos os dias do ano...
Eu acho que o primeiro anónimo tem alguma razão. Sempre ouvi dizer que a EMEL não tem competência para multar carros em certas situações. Aliás muita gente conta com isso.
No próprio site deles, na parte da FAQs, têm a pergunta: "Porque que é que a EMEL não multa também os carros que estão em cima do passeio?"
Eles dizem que "A EMEL pode autuar todas as infracções de estacionamento desde que dentro da ZONA DE ESTACIONAMENTO. Se o passeio se encontrar nessa zona, então o AFE pode autuar."
Ora por exemplo a carrinha do talho está claramente fora da zona de estacionamento pois está numa curva. É bem possível que a EMEL pura e simplesmente não a possa multar mesmo se quisesse. Só a polícia é que deve poder fazê-lo.
O facto dos fiscais da EMEL apenas multarem os automóveis que não têm o pagamento regularizado, e ignorarem os automóveis em cima do passeio, é perfeitamente compreensível. O passeio não é propriedade da EMEL, enquanto que os lugares são (se não são propriedade, são objecto de fiscalização, se alguém sabe o termo correcto que me corrija sff). Os automóveis em cima do passeio não têm de ser multados pelos fiscais da EMEL, mas sim pela policia municipal. Cada macaco no seu galho (até aposto que vão pegar nesta frase para mandarem vir e chamar nomes...). Não acredito que a EMEL faça parte do problema, apenas fazem parte de ume medida que está a funcionar a 30%. Primeiro deviam chamar um agente da autoridade para multar as viaturas que eles não podem multar, mas não o fazem, e segundo, deviam baixar as tarifas de estacionamento, ou pelo menos equilibrar o preço, porque existem zonas onde o preço é exurbitante, onde noutras zonas o preço é perfeitamente aceitável.
ResponderEliminarCaro(a) anónimo(a),
ResponderEliminarTambém tenho, em arquivo, fotos da EMEL a multar carros estacionados em cima do passeio nesta mesma zona - e muito bem!
O que se passa é que multam uns, e ignoram outros - seguindo um insondável critério...
Já agora, uma nota quanto ao preço exorbitante:
ResponderEliminarNesta zona, o preço é de 25 cêntimos por 15 minutos. A maioria dos carros em 2ª fila são de pessoas que demoram menos do que isso, mas o certo, é que se dispõem a pagar dezenas de euros pelas multas, pelos bloqueios, pelos reboques, etc.
Como é que isso se explica?
É fácil: jogam na probabilidade baixa (ou nula) de serem multados: em determinados locais bem conhecidos, a EMEL passa e não faz nada. Quando muito, aparece, e fica a olhar para o ar, dando tempo a que os condutores venham e tirem os carros.
Muitas vezes, o que está em causa nem sequer é o preço do estacionamento. Tenho inúmeras fotos de carros em estacionamento selvagem, em dias (e horas) de estacionamento gratuito - e com lugares vagos a perder de vista. Algumas já aqui foram afixadas.
Já agora:
ResponderEliminarRetomando as imagens para onde remete o 'link' indicado no 'post':
Repare-se na fotografia do meio, onde não há nenhum carro em cima do passeio:
O fiscal multou o carro cinzento (que não tinha o pagamento regularizado), e ignorou todos os outros.
Aliás, toda a rua que ali começa (a Frei Amador Arrais) é um paraíso para o estacionamento em 2ª fila, e um inferno para os que, mesmo pagando o que devem pagar, ficam impedidos de sair.
Em relação a estes fiscais, colocam-se algumas questões mais do que pertinentes:
ResponderEliminarQue formação lhes é dada (por quem, em que moldes)?
Que directivas recebem (com que critério multam A e não multam B)?
Porque é que, p. ex., há zonas inteiras em que os parquímetros estão há anos sem funcionar (ou são mesmo retirados, como no lado oriental da Av. EUA)?
Há inspectores que fiscalizem o seu trabalho?
Ed
Ed,
ResponderEliminarDe facto, um dos males parece ser a falta de controlo do trabalho dos fiscais.
Parecem andar em autogestão, cada um fazendo o que quer e lhe apetece. Assim, a arbitrariedade impera, e o "amiguismo" é inevitável.
Conheço pelo menos 4 casos, em Lisboa, onde eles não multam os infractores em determinadas zonas (ou que são clientes de uma determinada loja).
Já assisti a mais do que um caso em que eles se preparam para multar, e vem o comerciante (ou um empregado dele), "dá uma palavrinha" ao fiscal, e ele vai "arejar". E isso sucede num dia, e no outro, e no outro... até que desistem de multar.
O outro mal (talvez o maior) consiste no facto de as multas poderem não ser pagas, pois a empresa não tem meios para as cobrar.
Quando muito, talvez os "residentes" possam ter problemas ao renovar o dístico. Os outros, não.
Quanto às multas da PM e da PSP, prescrevem... aos MILHÕES.
Mais publicidade ao blog do «Carmo, Trindade e Frutalmeidas»?
ResponderEliminarE quem diz que estas BESTAS QUADRADAS têm a ver com o Frutalmeidas?
ResponderEliminarA maior parte tem a ver com o talho (como se vê nas fotos), e toda a gente das redondezas sabe o que ali se passa, pois já nem sequer disfarçam!!!
NOTA: Na categoria de BESTAS QUADRADAS incluo os que fazem, os que deixam fazer, e os que se enervam quando se denunciam estas situações...
não falo com anónimos...
ResponderEliminareheheh
Como há quem não tenha percebido, explica-se que as fotos não têm nada a ver com o LOCAL onde foram tiradas (que nem se indica), mas sim com a anedota que é uma greve de funcionários da EMEL - empresa que funciona tão deficientemente que mais valia fazerem greve todos os dias do ano...
ResponderEliminarEu acho que o primeiro anónimo tem alguma razão. Sempre ouvi dizer que a EMEL não tem competência para multar carros em certas situações. Aliás muita gente conta com isso.
ResponderEliminarNo próprio site deles, na parte da FAQs, têm a pergunta: "Porque que é que a EMEL não multa também os carros que estão em cima do passeio?"
Eles dizem que "A EMEL pode autuar todas as infracções de estacionamento desde que dentro da ZONA DE ESTACIONAMENTO. Se o passeio se encontrar nessa zona, então o AFE pode autuar."
Ora por exemplo a carrinha do talho está claramente fora da zona de estacionamento pois está numa curva. É bem possível que a EMEL pura e simplesmente não a possa multar mesmo se quisesse. Só a polícia é que deve poder fazê-lo.