londres - cidade sem automóveis

«Olá,
Segue abaixo o meu contributo para a nova rubrica. Trata-se de um artigo sobre um novo empreendimento proposto para o centro de Londres.
Nesta cidade, ao contrário do que cá se passa, existe um número MÁXIMO de lugares que pode ser proposto em cada projecto. Aliás, os projectos são benefíciados quando são propostos poucos lugares, de preferência, bem longe do máximo permitido, existindo projectos que apenas prevêm lugares para cargas e descargas, deficientes e eventualmente veículos de utilização partilhada (car sharing).
O objectivo é desincentivar que as pessoas tenham carro. E diga-se, numa cidade como Londres com excelentes trasportes público, a qualquer hora de qualquer dia da semana, ninguém precisa de carro! Experiência própria.
O projecto em questão, além de outras modernices como uma central de biomassa propõe, pasme-se, 25 lugares de estacionamento para automóveis, 22 para motociclos e 586 para bicletas. Tudo para servir 376 apartamentos e algum espaço comercial, numa torre de 149m.
Segue abaixo extracto do artigo, e link.
"Located on a brownfield site adjacent to the Vauxhall transport interchange, the proposed 149m tall building supports the planned regeneration of the Vauxhall, Battersea and surrounding areas and is within a zone allocated for a cluster of new tall buildings."
"In an area dominated by transport systems, the scheme includes a landcaping proposal to connect Bondway to Vauxhall Park and improve the pedestrian experience through an increase in public seating and vegetation.
Biomass boilers provide 25 per cent renewable energy consumption, sustainable urban drainage system protects the local infrastructure; 25 car parking spaces, 22 motor cycle spaces and 568 bicycle spaces will be provided."
http://www.architectsjournal.co.uk/first-look-the-octave-makes-149m-tower-for-vauxhall/5203521.article
O número de apartamentos é citado num outro artigo, abaixo.
http://www.bdonline.co.uk/story.asp?sectioncode=426&storycode=3142870 »
Contribuição de um leitor, 19Jun09

5 comentários:

  1. Seria engraçado ver um projecto como este ser implantado em Lisboa. Onde cada complexo habitacional é mais vangloriado quantos mais lugares de estacionamento para carros tiver. Eu sinceramente não acho que Listao esteja mal servida de transportes publicos, acho é que há carros a mais que provocam transito e isso sim faz com que eles funcionem mal.

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  2. MEU DEUS, QUE ESCÂNDALO, 25 LUGARES, E AGORA O QUE É QUE EU FAÇO DA MINHA VIDA, DIGAM-ME, COMO É QUE EU AGORA VOU TRABALHAR, QUE TENHO MULHER E FILHOS PARA SUSTENTAR, E O JIPE E O MONOVOLUME?, VÁ, ONDE É QUE EU PONHO O JIPE E O MONOVOLUME XYZ DE 300 CAVALOS?, DEVEM ANDAR A GOZAR COMIGO, CAMBADA DE INCOMPETENTES, PÁ!

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  3. Atão e os carros dos filhos? Se já têm idade, já deverias ter dado um cada um, pá. Afinal como é que eles vão para a escola e até ao café e à disco??

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  4. João Ramalho,
    Em Lisboa, se o projecto fosse aprovado, as pessoas comprariam as casas estando-se nas tintas para só haver 25 lugares para automóveis, e depois estacionariam os seus vários automóveis na rua, em cima dos passeios, e diriam, indignados, "como é que é possível fazerem um prédio destes sem lugares para estacionar?, não tenho alternativa, tenho de estacionar no passeio, o que é que quer que eu faça?!".

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  5. "...numa cidade como Londres com excelentes transportes públicos..."
    E tudo se resume a esta frase.
    Se queremos comparar-nos com outros países convém antes de mais, fazer uma comparação objectiva.

    Numa cidade (Lisboa) onde o metro mal chega à maioria locais, uma só empresa de autocarros no interior da cidade, comboios "à pinha", sem estacionamento à entrada da cidade, sem vias para bicicletas....

    É muito dificil compararmos com Londres....
    Já agora porque não comparar a cidade de Nova Iorque (mais propriamente a ilha de Manhanttan) com Lisboa? (cidade plana, km's de linha de metro, jardins enormes, trânsito caótico)

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