Pilaretes, por favor...

«Hoje ao visitar um amigo, tive a oportunidade de percorrer uma das mais belas ruas de Lisboa: a Rua Afonso Lopes Vieira, a qual liga Entrecampos à Av. do Brasil. Com edifícios baixos e belíssimos jardins arborizados em frente, ela é um prazer para passear. O senão, já estarão todos à espera: após 20 metros, deparei com o meu passeio completamente tapado por carros. Simultaneamente ouço uns moradores a comentarem que "... deveriam chamar a Polícia e rebocá-los todos...". Até à Av. do Brasil, tive de ziguezaguear de passeio para passeio, e ainda deixei 10 autocolantes que eram os únicos que tinha comigo. Tempo, que eu não tinha, e mais autocolantes seriam necessários para as dezenas de carros mal estacionados ao longo da rua e transversais. Ao chegar à Av. do Brasil, o cenário não alterou. Os passeios estavam também inundados de carros os quais eram ignorados por um senhor da autoridade rodoviária que passou no seu belo motão, com os olhos em frente, talvez ainda pensando no belo repasto que tinha acabado de comer. Facto 1: Na Rua Afonso Lopes Vieira existe uma esquadra da polícia, mas desde que vi pessoas a vender droga perto de uma esquadra, já acredito em tudo. Facto 2: Por trás da Av. do Brasil existem uns terrenos baldios utilizados para estacionamento, mas apenas parcialmente ocupados. O facto de estarem a 100 metros da Rua Afonso Lopes Vieira e ao lado da Av. é motivo suficiente para se fazer o que é mais cómodo.»
Contribuição de um leitor 03Abr09







2 comentários:

  1. Ja trabalhei perto desse local, e conheço muito bem o tipo de estacionamento aí. Felizmente, sempre que tive de trabalhar em Lisboa (centro) optei por transportes publicos, por vezes é muito mais rapido e não estamos sujeitos a tantos "perigos". No entanto, toda esta zona está carregada de parquimetros e de bloqueadores, e as pessoas optam por estacionar onde não são afectadas. E como é sempre o lema portugues, o que fazem os outros... fazemos tambem. já comentei a tempos, que isto é psicologico e altamente contagiante.... porque se este passeio não tivesse carro nenhum ... ninguem estacionava... mas basta estar 1 para os outros irem atrás. A solução é colocar os pilares de passeio, ou multar (LOL).

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. A solução dos pilaretes ajuda a resolver o problema dos passeios ocupados, mas pessoalmente, enquanto cidadão contribuinte, irrita-me profundamente pagar duas vezes a mesma coisa: pago a polícia para fazer cumprir a lei e depois pago os pilaretes porque a polícia não faz o que é suposto fazer. É uma solução tipicamente portuguesa: já que não se consegue resolver a raiz do problema, desenrasca-se uma solução assim-assim. Gostava de saber quanto é que as câmaras municipais esbanjam em pilares.

    ResponderEliminar